domingo, 1 de março de 2009

O Quarto...





O que fazemos em nosso quarto, além de deitar na cama e dormir?

Cada um tem um quarto, ou pelos menos um projeto de um, mas a questão aqui não é questionar a existência ou inexistência de um.
Quero questionar a importância dele.
Desde muito pequenos, aprendemos a dormir sozinhos, passamos horas e horas brincando, bagunçando, chorando, comendo. Durante a infância, temos nosso próprio quarto, mas por vezes preferimos a segurança e o aconchego da cama dos pais. É natural e inclusive saudável.
Durante a pré-adolescência, conhecemos amigos na escola, passamos a ter mais liberdade para escolhê-los e, portanto, começamos a formar nossas próprias opiniões.
A puberdade chega e com ela, muitas mudanças físicas e psíquicas.
Pêlos, secreções, sensações, hormônios, desilusões, desejos.
A adolescência bate à porta e ficamos confusos com tantas responsabilidades, incertezas, novas experiências. E é justamente nessa fase, que o quarto se torna o melhor amigo.
É nele, que passamos a maior parte do tempo livre. Lendo um livro, chorando, refletindo; em frente ao computador conhecemos pessoas, alguns fazem blogs (no meu caso) e contam ao mundo como é ser adolescente.
Foi em meu quarto que tive idéias. Deitado em minha cama, li muitos livros. Chorei encostado ao travesseiro. Orei diversas vezes ao Senhor. No quarto me senti sozinho, desesperado, angustiado, aliviado, curioso, nervoso, triste...
Foi nele que pude conversar sozinho durante a noite, ou enquanto me arrumava para ir à escola. Nele escutei músicas, chorei com algumas, pulei com o som da guitarra ou somente fiquei quieto, escutando a melodia.
Em meu quarto, guardei segredos escritos em cadernos. Organizei meus livros, fiz planos, contei dinheiro, estudei até altas horas, conversei ao telefone com amigos e namoradas.
Meu quarto por muito tempo foi meu refúgio, meu lugar, meu lar. Hoje não tenho um quarto só meu, mas sei o verdadeiro valor de um.
Criei meu blog, O QUARTO, para simbolizar toda a segurança, liberdade e aconchego de um quarto.
É lá que me sinto à vontade, que publico meus textos, que choro as mágoas, confesso meu amor e que fico indignado com algumas coisas.
Um quarto possui mais significado do que possamos imaginar ou atribuir. Basta-nos pensar um pouco sobre ele e perceber o quanto foi e tem sido amigo presente em todas as horas.
É claro que nada, nem mesmo um quarto, substitui um amigo espiritual que nos ouve o tempo inteiro, todavia já é algo para se pensar.


----

Por Isaque Criscuolo - Grande amigo.
Para conferir o quarto do Isaque, entrem em 'O Quarto - Versão estendida'

2 comentários:

Anônimo disse...

Isaque... O Quarto... Histórias...

Boa parceria...xD

Otimo texto...

Palavras unicas...

JuuH disse...

Ain, q lindo! Adorei o texto e concordo com tudo! Mesmo eu não tendo muito tempo para passar no meu quarto, sei q ele estava lá quando precise dele {também, imagina se ele não estivesse! rs}

Adorei, adorei, adorei!