sábado, 11 de outubro de 2008

E continua...



Terça-feira (07/10) iniciou minhas provas. Nesta semana que passou só tive uma, talvez uma das que mais precisava de nota. Sorte ou puro azar, é que foi em grupo.
- Pessoal, eu disse grupo de quantos? (berrava a professora, enquanto a sala se aquietava da agitação para a formação do grupo estratégico)
...
- 5? (alguém disse)
- 4!!! (falaram num coral, junto com a professora)
Observei a minha volta, estávamos em cinco amigos, aqueles que estudaram e poderiam me auxiliar, além dos 10 ou mais livros que tinhamos reservados no decorrer da semana. Além da prova ser em grupo, era a consulta de apoio com livros.
Bioquímica não é tão fácil como pensam, imaginem o famoso ciclo de Krebs, e toda a quebra da glicose, processo da glicólise, piruvato quinase e etc. Pois então... não que seja um bicho de 7 cabeças, mas não é fácil.
Então, fiquei meio preocupada, mesmo assim encontrei um grupo e me deixaram participar. Ok. vamos a primeira questão... Arsonato?? O q q é isso?? É, eu não tinha base nenhuma, mesmo com livros, afinal eu faltei e perdi 2 semanas de aulas, e logo veio as 4 questões de Anemia Hemolítica...
Procuramos tanto, que basicamente encontramos sobre as duas folhas, o Arsonato é um veneno, um tóxico e a questão era (falava sobre várias reações e quebras) e no final jogava a questão: Separando hemáceas e hepatócitos, encubando apenas em glicose, na presença do arsonato. Observando as células, quais viveriam e porque?
Tá, que questão mais chata. Eu sei lá... Sei que hemáceas diz respeito a células sanguíneas, sei que hepatócitos são células hepáticas (fígado). Então, iniciamos a prova as 8h30, as 11hs ainda estávamos na dúvida nesta questão. Ainda bem que sobre a anemia eu tinha respondido todas as 4 questões... Então, eis que surge uma luz no fim do tunel... Poxa, tá sendo encubada em glicose, tem algo ai.. Pera, o arsonato é um toxico, não inibe o processo de glicólise, mas não permite a sintetização de ATP... poxa, sem ATP as células vivem? Acho que não. Vai lá, pergunte a prof se estamos no caminho das pedras, com a resposta nenhuma sobrevive... Voltaram, com a cabeça baixa e disseram: Não! Mas ela disse que são células diferentes, pediu pra pensar mais um pouco. - Certo, são 11h15... ér, claro, então onde é liberado a glicose? No fígado? Não. A insulina é liberada no pâncreas, para a quebra da glicose. Certo, e o que tem o fígado nisto? Deve, ter algo a ver com a glicose encubada na questão... Então tá, coloca ai que as hepatócitos vivem e as hemáceas morrem, devido a falta de produção de energia (ATP).
Ufa... saímos na maior dúvida ainda!...

Quarta-feira (08/10), laboratório de microbiologia, cheguei mto atrasada, colocando o jaleco quando nem podia andar sem (dentro da sala), a profª explicando os procedimentos... Alguém me cutuca e diz... Parabéns, nós acertamos a questão do Arsonato, graças a vc! Como vc sabe? A profª de micro disse no inicio da aula!..Ufa!... Pensei errado e acertei sem querer!...
Bem, aula tranquila no laboratório, apenas coletamos bactérias e colocamos na placa de petri, para serem cultivadas e no outro dia eis que podemos já observá-las crescidas:

(o que está em espiral preto, são bactérias - colocamos transparente e olhe como estão!)
Semana que vem, vamos vê-las microscópicamente! Vão ser lindas... Nas placas está escrito Dani Ribeiro (minha letra é a que está de fundo e a letra que aparece bem meu nome é da Evelyn), eu me sentindo dona das bactérias! rs. Os números e divisões são precisas, quando trabalhamos com mais de uma bactéria utilizando apenas um meio de cultura.
-----------------------------------------------------------------------
No serviço, enquanto não me mandam embora, tô lá... num ânimo!...rs.
Atrasei os fax da moça coitada... Ela tava me explicando, e tomei a iniciativa de tentar, fiz uns 3, e quando vi atrasei uns 20! Depois, só fiquei nomeando, enquanto ela ficou concertando o atraso... É ruim atrapalhar o serviço alheio, mas também ainda sou inexperiente nisto, paciência!
-----------------------------------------------------------------------
Bem, é isto! Eu acho, decidi hoje não escrever minhas melancolias... e dividir ao menos num post, o que faço na faculdade, quando vou! rs.
bjO. A música de hoje é My Heart - Paramore (ao menos uma banda q gosto ganhou o VMB!).

"Sing us a song and we'll sing it back to you
We could sing our own but what would it be without you?
This heart, it beats, beats for only you
My heart is your..."

§§§§§§§
"Nos cante uma música e nós cantaremos de volta pra você
Nós poderíamos cantar sozinhos mas o que isto seria sem você?
Este coração, bate, bate apenas por você
Meu coração é seu..."
§§§§§§§

Nenhum comentário: